Menu

Summer Singing!

Curso Internacional de Canto Coral e Órgão em Portugal, 29 Agosto - 1 Setembro 2019

header photo

Professores e Orientadores (Teachers & Coaches)

Orientadores musicais (Musical coaches)

Alan Woodbridge - Maestro convidado (Invited professor)

Jonathan Ayerst - Diretor artístico (Artistic director)

 

Helena Venda Lima - Coro de jovens (Youth choir)

Sandra Azevedo - Coro de jovens (Youth choir)

Inês Flores-Brasil - Técnica Vocal e Dicção (Vocal technique and diction)

Pedro Albuquerque (Maestro assistente e organista)

 

José Carlos de Miranda - Canto Gregoriano (Gregorian chant)

Job Tomé - Coros de Opera (Opera Choruses)

 

 

Terapias Holisticas (Therapeutic techniques)

Ana Moreira - Yoga, Danças do Mundo (Yoga and world dancing)

Joana Vieira - O uso da EFT (Emotionally Focused Therapy) na Ansiedade da Performance (Emotionally Focused Therapy in Performance Anxiety)

*EFT - Emotional Freedom Technique (Técnica de Libertação Emocional)

 

Outros (Others)

Tiago Morin - Software de Edição e Notação Musical (Software for musical editing and notation)


altAlan Woodbridge

Maestro Convidado

Nascido em Londres, Alan Woodbridge começou a sua formação musical como coralista na Catedral de Hereford, passando depois pelo Colégio de Trinity (Universidade de Cambridge). Foi nomeado chefe de Composição e Estudos Vocais e, mais tarde, diretor musical do departamento especializado de música da Escola da Catedral de Wells. Em 1990 Alan Woodbridge iniciou os seus estudos numa pós-graduação em canto e começou a dirigir a Escola de Ópera da Royal College of Music em Londres. Trabalhou como correpetidor na Ópera Nacional Inglesa, Ópera North e na Ópera de Lyon, antes de ser nomeado mestre do coro em Lyon pelo Kent Nagano, em 1995. Atuou como pianista, cravista e organista. Ele dirige o seu próprio ensemble "L'Esprit d'Orphée" e é o professor convidado no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Lyon.

Ele dirigiu "Let's Make an Opera", "Noye's Fludde" e "Le Songe d'un nuit d'été" com a Ópera de Lyon, também "Curlew River" em Amsterdão e em Atenas. Com a Ópera de Lyon ele dirigiu obras tais como o Te Deum de Arvo Part, Gloria de John Rutter, Fantasia de Ralph Vaughan Williams, Adagio de Samuel Barber e o Hino de Santa Cecília de Benjamim Britten. Ele foi mestre do coro na Radio France em "A Child of Our Time" (2011), na Ópera de Amsterdão em "Der Schatzgräber" (2012), na Orquestra Sinfónica de Tóquio em "the War Requiem" (2013), na Staatskapelle de Dresde com o Christian Thielemann para o Requiem de Verdi (2014).

As suas gravações notáveis incluem Les Contes d’Hoffmann, The Rake’s Progress, Doktor Faust, Lohengrin, La Damnation de Faust, Werther com Kent Nagano, L’Elisir d’amore, Lucie de Lammermoor, La Sonnambula com Evelino Pidò, Orphée aux enfers com Marc Minkowski, Der Schatzgräber com Marc Albrecht e des florilèges d’airs interpretadas pela Joyce Di Donato, Juan Diego Flórez e Patricia Petibon. Em 2000, ele recebeu um Grammy pela sua contribuição enquanto organista e mestre de coro na gravação de Doktor Faust do Busoni. Foi premiado como Chevalier de l'ordre des Arts et Lettres (Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras) na primavera de 2014."

Principal choral instructor

Born in London, Alan Woodbridge started his musical training as a chorister at Hereford Cathedral, then at Trinity College (University of Cambridge). He was appointed head of Composition and Vocal Studies, afterwards musical director at the specialist music department of Wells Cathedral School. In 1990 Alan Woodbridge began post-graduate studies in vocal and conducting at the Opera School of the Royal College of Music in London. He worked as repetiteur at English National Opera, Opera North and Opéra de Lyon, before being appointed chorus master in Lyon by Kent Nagano in 1995. He has performed as pianist, harpsichordist and organist. He conducts his own ensemble L’Esprit d’Orphée and is invited professor at the Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Lyon.

He has directed Let’s Make an Opera, Noye’s Fludde and Le Songe d’un nuit d’été with Opéra de Lyon, also Curlew River in Amsterdam and in Athens. With l’Opéra de Lyon, he has directed works including Te Deum of Arvo Pärt, John Rutter's Gloria, Fantasia by Ralph Vaughan Williams,  Samuel Barber's Adagio and Hymn to St Cecilia by Benjamin Britten. He was chorus master of Radio France for A Child of Our Time (2011), of Amsterdam Opera for Der Schatzgräber (2012), of Tokyo Symphony Orchestra for the War Requiem (2013), of the Staatskapelle of Dresde with Christian Thielemann for the Requiem de Verdi (2014).

His recordings notably include Les Contes d’Hoffmann, The Rake’s Progress, Doktor Faust, Lohengrin, La Damnation de Faust, Werther with Kent Nagano, L’Elisir d’amore, Lucie de Lammermoor, La Sonnambula with Evelino Pidò, Orphée aux enfers with Marc Minkowski, Der Schatzgräber with Marc Albrecht, and des florilèges d’airs interprétés par Joyce Di Donato, Juan Diego Flórez et Patricia Petibon. In 2000, he recieved a Grammy Award for his contribution as organist and chorus mater to the recording of Doktor Faust by Busoni. He was awarded the Chevalier de l'ordre des Arts et Lettres in the spring of 2014.


 altJonathan Ayerst

(Director Artístico)

Jonathan Ayerst iniciou os estudos musicais aos 7 anos de idade, como menino corista na Catedral de Truro e depois na Escola da Catedral de Wells, no Reino Unido. Depois de decidir especializar-se em piano, foi premiado com bolsas de estudo para aprofundar conhecimentos na Royal Academy of Music, tendo terminado estes estudos com aulas particulares com a pianista arménia Nellie Akopian.

Em 2000 foi nomeado pianista do Remix Ensemble Casa da Música, com o qual participou, muitas vezes como solista, em festivais em Valência, Roterdão, Huddersfield, Barcelona, Estrasburgo, Paris, Orleães, Reims, Antuérpia, Madrid, Budapeste, Norrköping, Viena, Witten, Berlim, Amesterdão e Bruxelas. Tocou recentemente a obra Islands para piano e ensemble de Luca Francesconi na Tonhalle de Zurique.

Paralelamente, no Reino Unido, concluiu uma gravação para a Hyperion das obras para violino e piano de Franz Liszt. Já se apresentou ao vivo na BBC Radio 3 e FM Classic e deu vários recitais em salas como Wigmore Hall e Purcell Room, South Bank Centre em Londres. Foi organista principal na Igreja de St. Benet Fink em Londres e deu concertos de órgão na Alemanha, Reino Unido e Porto. Nos seus recitais estão incluídas composições suas, editadas pela Warwick Music. Em 2009 foi galardoado com o ARCO (Associate of the Royal College of Organists), recebendo também o Prémio Sawyer and Durrant. Em 2011 foi nomeado Fellow of the Royal College of Organists (FRCO).

Nas últimas anos, Jonathan Ayerst tem desenvolvido um interesse pela psicologia musical, completando um mestrado nesta área na Universidade de Sheffield. Em 2016 recebeu a Charles Alan Bryars Organ Scholarship da mesma universidade, para iniciar o Doutoramento com o título Um Estudo Psicológico da improvisação na música clássica com ênfase especial nas técnicas de aprendizagem. Como parte do programa de doutoramente, completou recentamente um ano de estudos de improvisação com o organista e compositor Júrgen Essl no Muilhochschule de Estugarda.

Artistic Director

Jonathan Ayerst started choral training in the cathedrals of Truro and Wells aged 7 years. Since 1995 he has pursued a career as solo pianist, organist and choral trainer.

In 2000, Jonathan was appointed principal pianist of Remix Ensemble Casa da Música, with whom he has participated, also as soloist, in major festivals and projects throughout Europe. With Remix Ensemble, he has worked with conductors Peter Rundel, Emilio Pomarico, Reinbert de Leeuw, Stephan Albury, Peter and Martin Andre.

Since 2010, Jonathan founded the vocal ensemble Capella Duriensis. With Capella Duriensis, Jonathan has appeared in major music festivals throughout Portugal, the Açores islands, and completed several tours to the UK, performing in Wells and Bristol cathedrals and the Netherlands (Fabulous Fringe of the Oude Muziek Festival, Utrecht). More recently, they signed a contract for three CDS with the record label Naxos entitled Portuguese Vocal Masterpieces of the 16th and 17th Centuries. In 2009 Jonathan recieved the Sawyer and Durrant prizes from the Royal College of Organists, and in 2011 was awarded a fellowship of the same institution.

In 2016 he was awarded the Charles Alan Bryars Organ Scholarship by Sheffield University for his PhD studies into the psychology of improvisation. 

www.classical-improvisation.org


altInês Flores-Brasil

Orientador Nível 1

Inês Flores-Brasil tem uma Licenciatura em Canto na ESMAE na classe do Prof. Rui Taveira e actualmente está a terminar o seu Mestrado em Interpretação Musical – Canto na Haute École de Musique de Genève com a Prof. Maria Diaconu. Trabalhou com Alan Woodbridge, Christopher Poppen, Celso Antunes, Jonathan Ayerst, Barbara Francke, Hélio Soares, Luís Carreiro entre outros maestros.

O contexto de ensemble vocal tem tido um papel muito importante no seu crescimento musical, tendo trabalhado com a Capella Duriensis, Limbus Ensemble, Brevis Ensemble e o Invictus Ensemble. Na saison 2018/2019 trabalhou como membro complementar do Coro do Grand Théâtre de Genève. No último Verão trabalhou como preparadora vocal dos coros do NEOJIBA em Salvador da Bahia e mais recentemente tem sido convidada como preparadora vocal de alguns coros como o Vox Cordis e o Coro da Capela de S. António.

Vocal Coach Level 1. 

Inês Flores-Brasil has a Bachelor in Singing Voice from ESMAE in Prof. Rui Taveira’s class and currently finishes her Master in Musical Interpretation – Singing Voice in the Haute École de Musique in Genève with Prof. Maria Diaconu. She has worked with Alan Woodbridge, Christopher Poppen, Celso Antunes, Jonathan Ayerst, Barbara Francke, Hélio Soares, Luís Carreiro among other conductors.

The vocal ensemble context has been a very important part on her musical growth, having worked with Capella Duriensis, Limbus Ensemble, Brevis Ensemble and Invictus Ensemble. In the 2018/2019 season she worked as a complementary choir member of the Grand Théâtre de Genève. In the last summer she worked as a vocal coach in the choirs of NEOJIBA in Salvador da Bahia and more recently, she has been invited as a vocal coach in some choirs as Vox Cordis and Coro da Capela de S. António.


altHelena Venda Lima

Coro de Jovens. Youth Choir

Iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música de Esposende, passando pelo Conservatório Calouste Gulbenkian- Braga.

Licenciou-se em Música-Direção Coral na Universidade do Minho. Atualmente é docente na Escola de Música de Esposende, destacando-se ainda o trabalho como diretora do Coro de Pequenos Cantores de Esposende e do Coro Ars Vocalis desde a sua formação até ao presente ano. Com estes presentes projetos, apresentam-se editados, com a sua direção musical, três trabalhos discográficos, dedicados à nova composição coral portuguesa, “Mudam-se os Tempos” (CPCE), “É tempo de Natal” (CPCE), “Mar” (Ars Vocalis). Este ano, ambos os projetos gravam o disco “Aeternum” dedicada à composição de música sacra para vozes jovens, onde também se encontram duas obras de Helena Venda Lima.

Trabalhou direção coral e canto com Vítor Lima, Jorge Matta, Jacier Viceiro, Lluis Vila, Henrique Piloto, Álvaro Cassuto, Johann Skudlick, Martin Baker, entre outros. Em 2013, frequentou o curso de aperfeiçoamento em Direção-Coral da Associação Britânica de Diretores Corais com Jo Mcnally e Neil Ferris. Desde 2010, assume a organização de masterclasses dedicadas à prática coral trazendo a Portugal nomes de referência da direção coral infantil, como Lluis Vila (Escola Superior de Música de Barcelona), Anita Morrinson (Catedral de Westminster) e Jo Macnally (Associação Britânica de Diretores Corais). É também neste movimento de formação de escola coral que impulsiona um movimento junto de diversos compositores portugueses para que nasçam obras corais de qualidade artística e pedagógica para os tipos de coros em questão, tais como António Pinho Vargas, Fernando Lapa, Osvaldo Fernandes, Paulo Bastos e Sérgio Azevedo.

 

altSandra Azevedo

Coro de Jovens. Youth Choir

Natural de Guimarães, iniciou os seus estudos de piano aos três anos de idade com o seu pai. Aos cinco anos foi para a Academia de música de Barcelos, onde permaneceu até aos oito, altura em que ingressou o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Em 2001 concluiu o 5º grau de piano e em 2004 terminou o curso complementar de canto. Atualmente frequenta o terceiro ano do curso de canto da Escola Superior de Música Artes e Espetáculos do Porto, onde já colaborou em diversos projetos, nomeadamente as óperasMahagonny e Sete pecados de Kurt Weil, interpretando a personagem Anna, participou também na Paixão Segundo São João de Bach, como solista e como coralista do Coro de Câmara da Esmae, dirigida por Barbara Frank, TeDeum de charpentier com a orquestra Sine Nomine sob a direção de Artur Pinho Maria. Lecciona as disciplinas de técnica vocal e coro no conservatório de Guimarães (pólo de Vieira do Minho) e na Academia de Música Comendador Albano Abreu Coelho Lima de Pevidém.

Dirigiu o coro infanto-juvenil da paróquia da Lage, Vila Verde, e dirige atualmente o coro litúrgico de Gavião, Famalicão,é organista do coro liturgico de S. João de Vizela. Leciona as classes de conjunto e técnica vocal na Academia Valentim Moreira de Sá, pólo de Vieira do Minho, e é diretora artística do coro Juvenil deste mesmo concelho. Com os seus alunos já coordenou os seguintes musicais: Bela e o Monstro da Disney, Música no coração e Lenda das três árvores. Leciona também na sociedade musical de Pevidém e na escola de música sacra de Amarante.

Participou no encerramento da cidade europeia do desporto com a orquestra juvenil de Pevidém sob direção de Vasco Faria. Cantou no coliseu do Porto como solista a obra “Dona Nobis Pacem “ de Vaughan Williams com o coro da ESMAE e ESE e com a orquestra sinfónica da Esmae sob direcção de Andreas Stoehr.



altJosé Carlos de Miranda

Orientador de Canto Gregoriano

Licenciou-se em Filosofia e Humanidades Clássicas na Faculdade de Filosofia de Braga, onde integrou a Cameratta Bracarense sob a direcção do Pe Manuel Simões SJ. Concluiu concomitantemente o Curso Geral de Canto na classe de M. Ana Fleming, no Conservatório Regional das Caldas Saúde (Stº Tirso), onde estudou composição com Domingos Peixoto, seguindo-se o Curso Superior do Conservatório Nacional, (disciplina nuclear-Canto) na classe de Oliveira Lopes. Licenciou-se em Teologia na Universidade Gregoriana, Roma, onde exerceu paralelamente uma regular actividade concertística e discográfica, quer como barítono solista ou director de coro, quer como membro da Capela Musical Pontifícia (Sistina, 90 – 96) e cantore aggiunto da Academia de Stª Cecília (98-01). Foi depois Assistente do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Filosofia de Braga (96-98), e Bolseiro da Comissão dos Descobrimentos no Arquivo Vaticano e da FCT no Instituto Patrístico Augustinianum, onde concluiu o Doutoramento em Ciências Patrísticas, em 2003. Em Portugal desde então, leccionou Canto (classe de conjunto) e dirigiu o Coro de Câmara Manuel Faria, no Conservatório Regional das Caldas da Saúde (03-06) integrando pequenas formações vocais de música sacra como o Grupo Vocal Ançã-ble, a Capella Bracarensis e o Coro de Câmara Sotto Voce. Desde 2004, é docente da Universidade Católica. Desde 2014 é Director do Coro do Seminário Conciliar, onde ensina Canto Gregoriano.

Director of Gregorian Chant.

He graduated in Philosophy and Classical Humanities at the Faculty of Philosophy of Braga, where he joined the Cameratta Bracarense under the direction of Fr Manuel Simões SJ. Simultaneously, he studied singing with M. Ana Fleming, in the Regional Conservatory of Caldas Saúde (Stº Tirso), also composition with Domingos Peixoto, followed by the Higher Education of the National Conservatory, in the class of Oliveira Lopes. He graduated Theology at the Gregorian University in Rome, where he also performed regularly as a soloist and choir conductor, as a member of the Pontifical Musical Chapel (Sistina, 90-96) and as “cantore aggiunto” of Academy of Stª Cecilia (98-01). Later, he was Assistant at the Center for Classical Studies of the Faculty of Philosophy of Braga (96-98) and Fellow of the Committee of the Discoveries in the Vatican Archives and of the FCT at the Patristic Institute Augustinianum, where he completed his PhD in Patristic Sciences in 2003. In Portugal since then, he taught Singing (ensemble class) and directed the Chamber Choir Manuel Faria, at the Regional Conservatory of Caldas da Saúde (03-06), integrating small vocal music formations such as the Vocal Group Ançã-ble, Capella Bracarensis and the Sotto Voce Chamber Choir. Since 2004, he is a lecturer at the Catholic University. Since 2014, he is the Director of the Choir of the Conciliar Seminary, where he teaches Gregorian Chant.


Ana Moreira (Yoga e Danças do Mundo) 

Ana Moreira ministra sessões de Hatha Yoga, Yoga Terapêutico, Yoga para bebés, Yoga para crianças, Yoga para famílias e Yoga para grávidas.

Possui certificação de Instrutora de Yoga - (Formação de 250h - Associação Europeia de Terapias Orientais) e certificação de Yogaterapia - (Formação de 300h  - Associação Europeia de Terapias Orientais). Realizou o curso de Tantra Yoga e Meditação (Ananda Marga), formação em Yoga para Mulheres (Fabiana Barbosa), curso de Monitores de Yoga e Meditação para Crianças (30h - Formador Rui Guimarães), formação em Yoga Baby - 2 meses aos 3 anos (35h - Escola Sunshine Yoga), formação em Yoga Kids - 3 aos 12 anos (50h - Escola Sunshine Yoga), formação em Meditação Infantil - 5 aos 15 anos (22h - Myogi), curso de formação de Yoga na Gravidez (200h - (Anne Sobotta) e formação em Yoga para Mulheres (Luisa Geraldes).

Pertence à Coreto - Associação de Promoção para as Artes e Cultura, com a qual tem ensinado danças tradicionais europeias e dança folk, em instituições e festivais variados.


Pedro Albuquerque

Maestro assistente e organista

Desde 2014, Pedro estuda órgão em Barcelona, com a Professora Montserrat Torrent. Foi professor do Agrupamento de Canelas (AECS), Câmara Municipal, no Município de Gaia. De 2001 a 2013 foi organista substituto no Santuário de Fátima. Foi organista na Igreja da Lapa, Porto, de 2012 a 2015. Atualmente é organista na Igreja da Senhora do Porto, Igreja das Antas e Igreja de Rio Tinto e colabora também na Igreja da Serra do Pilar.

Apresenta-se regularmente, em concertos como Maestro e Organista em Portugal e também no Estrangeiro (Espanha, França, Suíça Brasil). É maestro e Fundador do Coral Mysterium. Está a frequentar uma Pós-Graduação, em Música Sacra, na Universidade Católica Portuguesa.

Assistant maestro and organist

Since 2014, he has studied the organ in Barcelona, with Professor Montserrat Torrent. He was a teacher with the Canelas Group (AECS), at the City Hall in Vila Nova da Gaia. From 2001 to 2013 he was an assistant organist at the Sanctuary of Fátima. From 2012 to 2015 he was resident organist at the Lapa Church, Porto. He is currently organist at three churches – at Senhora do Porto, Antas and Rio Tinto. He also assists with organ duties at the Church of Serra do Pilar. He frequently performs in concerts, both as conductor and organist, in Portugal, and also abroad (Spain, France, Switzerland and Brazil). He is choir master and founder of the ‘Coral Mysterium’ Choir. At present he is studying for a Masters degree in Sacred Music at the Portuguese Catholic University.


Tiago Morin

Workshop em 'Software de Edição e Notação Musical'

Tiago Morin iniciou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa em 1992 no curso oficial de Piano. Em 2005 iniciou os estudos de guitarra clássica na Escola de Guitarra Duarte Costa com o Professor Miguel Duarte Costa. Em 2007 ingressou a classe do Professor José Manuel Mesquita Lopes tendo terminado o curso de Guitarra clássica no Conservatório de Música D. Dinis com 19 valores. Foi admitido em primeiro lugar no Conservatório Superior de Musica de Alicante na classe do Professor Ignacio Rodes, e mais tarde na Lithuanian Music and Theatre Academy na classe do Professor Saulius S. Lipčius. Terminou a Licenciatura em Música no ramo de Interpretação de Guitarra Clássica tendo sido o aluno com melhor expediente académico do seu ano. Em 2017 terminou o Mestrado em Música na Universidade de Aveiro com média final de 18 valores. Participou em vários concursos nacionais onde recebeu 1º, 2º e 3º prémio e Masterclasses com guitarristas de renome internacional. Tem-se apresentado a solo, em formações de música de câmara e como acompanhador em vários estilos musicais. Actualmente desenvolve a sua actividade profissional como docente nas Academias de Música de Alcobaça e de Óbidos.

Workshop in musical editing and notation software.

Tiago Morin began his musical studies at the Gregorian Institute of Lisbon in 1992 in the official Piano course. In 2005 he began studying classical guitar at the Duarte Costa Guitar School with Professor Miguel Duarte Costa. In 2007 he joined the class of Professor José Manuel Mesquita Lopes and finished the Classical Guitar course at the D. Dinis Conservatory of Music with 19 points. He was admitted first in the Conservatory of Music in Alicante in the class of Professor Ignacio Rodes, and later in the Lithuanian Music and Theater Academy in the class of Professor Saulius S. Lipčius. He finished his Bachelor of Music in the field of Classical Guitar Performance and was the student with the best academic record of his year. In 2017 he finished his Masters in Music at the University of Aveiro with a final average of 18 values. He participated in several national competitions where he received 1st, 2nd and 3rd prizes and Masterclasses with guitarists of international renown. He has performed solo, in chamber music formations and as an accompanist in various musical styles. He is currently working as a teacher at the Music Academies of Alcobaça and Óbidos.

http://tiagomorin.com/pt/


altJoana Vieira Workshop em 'O uso da EFT (Emotionally Focused Therapy) na Ansiedade da Performance'

A Joana procurou a EFT como uma necessidade pessoal e profissional. Enquanto professora de música (Clarinete), debatia-se com a questão da ansiedade da performance e medo do palco. Esta questão afetava-a não só a ela como também um pouco a todos os músicos em processo de desenvolvimento e até aos profissionais. Com o intuito de melhorar e ajudar a ultrapassar este "dogma" visível nos seus alunos, a Joana realizou a formação em EFT Master Praticioner (Praticante Mestre de EFT) e Positive EFT Facilitator (Facilitador Positivo de EFT) em Lisboa, em Dezembro de 2015, certificada pelo GoE. Desde aí, ministrou uma palestra designada de "Medo do Palco" na AMVP ( Academia de Música de Vilar do Paraíso) e trabalhou como terapeuta de EFT na instituição "Flor da Vida", em São João da Madeira. Nesta instituição realizou o 1º nível de Reiki, com o mestre João Ribeiro, com o intuito de melhorar o seu equilíbrio e bem-estar geral. Em Janeiro de 2017, realizou o 2º nível de Reiki com a mestre Helena Leite. Atendendo a todos os benefícios e melhorias que o Reiki trouxe para a sua vida, em junho do mesmo ano, sintonizou-se no 3º nível Reiki. Atualmente é mestre de Reiki e terapeuta holística e de EFT, realizando consultas nestas áreas. 

Workshop in 'The use of EFT (Emotionally Focused Therapy) in Performance Anxiety.

Joana looked to EFT as a personal and professional need. As a music teacher (Clarinet), she struggled with the question of performance anxiety and stage fright. This issue affected her not only to her, but also to all musicians in the process of development and even to professionals. In order to improve and help overcome this "dogma" visible in her students, Joana undertook training in EFT Master Praticioner (EFT Master Practitioner) and Positive EFT Facilitator (Lisbon EFT Facilitator) in December 2015 , certified by the GoE. Since then, she has given a lecture called "Fear of the Stage" at AMVP (Vilar do Paraíso Music Academy) and has worked as an EFT therapist at the "Flor da Vida" institution in São João da Madeira. In this institution she achieved the 1st level of Reiki, with the master João Ribeiro. In January 2017, she reached the 2nd level of Reiki with master Helena Leite. Given all the benefits and improvements that Reiki brought to her life, by June of the same year, she was awarded the 3rd Reiki level. She is now a Reiki Master and a holistic and EFT therapist, conducting consultations in these areas.